Aprender inglês

Aprender inglês é o desafio de muitas pessoas, evidentemente, porque o inglês é um dos idiomas mais requisitados para a carreira profissional bem sucedida.

Neste artigo, gostaríamos de compartilhar algumas dicas de como aprender inglês rapidamente.

Como dominar o inglês com rapidez e eficiência?

Atualmente, não há quem não queira aprender inglês, de preferência da maneira mais rápida e eficiente possível.

Entretanto, esse é um processo que varia de pessoa para pessoa. Alguns demoram mais, outros menos e esse tempo depende de inúmeros fatores.

Existem pessoas que colocam certas barreiras em sua mente quanto ao aprendizado do idioma. Elas repetem para si mesmas, às vezes até inconscientemente, que não gostam de inglês ou que nunca conseguirão dominar a língua.

Isso não só retarda a evolução, como às vezes desmotiva essas pessoas a ponto de fazer com que desistam de continuar aprendendo.

 Assim, se você é uma dessas pessoas, mantenha a calma. Nem tudo está perdido!

Portanto, apresentaremos algumas dicas fundamentais a serem inseridas em seu dia a dia a fim de mudar essa mentalidade e acelerar seu processo de aprendizado, aumentando seu nível de inglês e eliminando quaisquer barreiras que você tenha criado em relação ao idioma.

Quais são os níveis de aprendizado de inglês?

Aprenda inglês com imersão total

Antigamente, para ficar totalmente imerso em qualquer idioma, era necessário visitar o país falante da referida língua e permanecer nele por um tempo. Essa era a única maneira de fazer imersão.

Apesar de esse método continuar sendo excelente, nem todos têm condições ou interesse de colocá-lo em prática. A boa notícia é que, atualmente, já é possível fazer imersão de outras maneiras.

Isso se deve aos inúmeros avanços tecnológicos que cada vez mais abrem portas para os estudantes de inglês.

Tudo o que você precisa fazer é reservar um período do seu dia para escutar, falar, ler e escrever em inglês e a internet torna tudo isso possível.

Use todos os recursos disponíveis

Inicialmente, é recomendável que você mude a configuração de todos os seus aparelhos eletrônicos (telefone, tablet, TV etc.) para inglês, a fim de se acostumar com a língua.

Você também deve assistir vídeos com conteúdos de seu interesse em inglês. para isso use:

  • vídeos do Youtube
  • Ouça rádios estrangeiras, como a Rádio 4 da BBC
  • Ouça podcasts de nativos no idioma
  • Leia notícias em sites internacionais
  • Leia livros
  • Assista filmes ou séries
  • Pratique por meio google translate entre inúmeras outras possibilidades para aprimorar seu ‘listening’.

É recomendável também ter um caderninho ou anotar no bloco de notas do celular ou do tablet qualquer palavra ou frase desconhecida que você escute ou leia.

Depois, revise cada uma e busque seu(s) significado(s) no dicionário. Com o tempo, essas palavras serão integradas naturalmente em seu vocabulário.

É importante realizar esse processo de imersão todos os dias por algumas horas. Isso pode ser difícil no início, mas é uma excelente técnica de aprendizado que fará com que você evolua gradativamente.

Você começa assimilando palavras, depois frases, em seguida ideias completas, até chegar ao nível avançado de compreensão de conotações e expressões idiomáticas.

Fale inglês diariamente

Muitos estudantes de inglês, especialmente os iniciantes, têm vergonha de falar e de cometer erros. É preciso se libertar desse medo e praticar o idioma diariamente.

Comece repetindo frases simples, dentro de seu vocabulário, para ganhar confiança. Cantar as músicas que você mais gosta em inglês também é um excelente exercício.

Acesse às letras dessas músicas em sites ou apps e cante junto. Quando você canta, naturalmente aprimora sua memória da língua, desenvolvendo pronúncia, entonação, vocabulário e gramática.

english_desktop_728x90Powered by Rock Convert

Outro método interessante é fazer narrativas de suas atividades diárias em voz alta, como se houvesse espectadores na plateia. Você irá notar que essa prática de ‘speaking’ pode ser muito divertida e eficaz.

Você ficará surpreso ao ver sua evolução, à medida que incorpora novas palavras a seus ‘discursos’. Você também vai perceber os pontos gramaticais que possui mais dificuldade. Anote-os e estude-os quando puder.

Quando você estiver mais confiante, é hora de praticar conversação, de preferência com nativos que possam ajudá-lo e corrigi-lo quando necessário.

Use a tecnologia para aprender inglês sozinho

Graças à tecnologia, é muito fácil encontrar sites gratuitos de conversação com nativos.

Os mais populares são:

  • WeSpeke
  • Speaky
  • My Language Exchange
  • HiNative
  • Hello Talk
  • Interpal, entre muitos outros.

Primordialmente, o interessante é que, alguns desses sites, funcionam como uma troca de idiomas, ou seja, você ensina português e aprende inglês com um nativo. Todo mundo sai ganhando!

Se você não quiser ou não puder se matricular em um curso de inglês tradicional, atualmente existe a opção de aprender online, através de sites/apps não-gratuitos, com professores nativos.

Inegavelmente, os mais conhecidos são Italki e Cambly, que oferecem excelentes professores, especializados em todos os níveis (básico, intermediário e avançado).

Portanto, a grande dica é: pratique todos os dias! Não precisa ter medo de errar, afinal, errar é humano e é errando que se aprende. Por mais clichê que isso seja, é a pura realidade.

Você aprenderá muito com seus erros e apenas através da prática frequente você irá evoluir rumo à tão desejada fluência no idioma.

Trace metas e siga um cronograma

Um erro muito comum que a maioria dos iniciantes em inglês cometem é não traçar metas. Como mencionado acima, mesmo que você faça um curso de inglês, é fundamental habituar-se a praticar diariamente.

Entretanto, como nosso dia a dia é sempre muito agitado, o ideal é fazer um cronograma para organizar seus estudos. Defina os horários em que você irá se dedicar ao inglês e quanto tempo gastará nessas atividades.

Essas metas são essenciais para que você se mantenha focado e motivado e saiba onde quer chegar.

Ao atingi-las, a sensação de dever cumprido e satisfação faz com que você se empenhe cada vez mais e continue estudando e traçando novos objetivos. 

Você deve cumprir, portanto, metas secundárias até que finalmente alcance a meta final que é, obviamente, a fluência no inglês. Por isso, comece com metas de curto prazo, como, por exemplo, aprender 25 palavras novas por mês.

Avance um pouco cada vez

Dessa forma, em um semestre, você terá aprendido 150 palavras, o que já é um ótimo resultado.

Ao longo do tempo, você vai aumentando esses números e indo mais além.

Enfim, com essa técnica, você estará constantemente evoluindo e, consequentemente, ganhando cada vez mais confiança para dominar o inglês.

Esperamos ter ajudado você a aprender inglês com essas dicas de ouro para acelerar seu aprendizado de inglês.

Ressaltamos que os elementos principais para aprender qualquer idioma são esforço, dedicação pessoal, organização, motivação e foco.

Convidamos a que se inscreva em nossa Newsletter para receber todas as dicas mais quentes aqui do blog para que falar inglês seja para você um prazer!

Até o próximo artigo e bons estudos.

BAbbelPowered by Rock Convert

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.