aprender inglês

No mundo globalizado em que vivemos, aprender inglês já deixou de ser um diferencial e se tornou um requisito básico para quem quer se destacar e crescer profissionalmente.

Cabe ressaltar que o inglês também é importantíssimo para a vida acadêmica, vida pessoal, vida social, ou seja, sua compreensão acaba tendo uma influência positiva em diversos aspectos da vida.

Se você ainda tem dúvidas se vale a pena dedicar seu tempo e esforço para aprender inglês, continue lendo.

Neste artigo, vamos apresentar com mais detalhes as vantagens de dominar o idioma e o impacto que isso causará em sua vida, a ponto de transformá-la completamente.

O Inglês é uma Língua Universal

Atualmente, temos um número estimado de mais de 1 bilhão de falantes de inglês, e ele é o 3º idioma mais falado no mundo.

Esses número por si só já demonstra seu impacto. Porém, vamos mais a fundo.

Você certamente já ouviu falar que o inglês é a língua universal.

Isso ocorre porque, devido ao significativo poder exercido pelos países de língua inglesa no mundo, os principais países não-nativos passaram a ensiná-lo nas escolas como segundo idioma, visando uniformizar e facilitar a comunicação, minimizando barreiras não só linguísticas, mas também econômicas, políticas e culturais.

Nesse contexto global, o inglês passou a ser primordial para o mundo corporativo, já que conecta negócios, empresas, filiais, parceiros, patrocinadores etc.

Diante disso, as grandes empresas passaram a ver como necessidade o conhecimento do inglês por parte de todo o quadro da empresa, desde estagiários até gestores, presidentes e donos dos negócios.

Portanto, se você deseja se destacar em sua área, ganhar mais credibilidade, reconhecimento, e continuar trazendo contribuições positivas para sua empresa, é recomendável que siga firme em seus estudos de inglês.

Inovações Tecnológicas e o inglês

O inglês é o idioma mais utilizado na internet e, se você conseguir compreendê-lo, será capaz de usufruir de muito mais recursos online, como:

  • ler notícias de sites internacionais;

  • ler e-books que não foram traduzidos;

  • ver vídeos internacionais no youtube sem legenda em português e comentá-los;

  • entender os tweets e posts de personalidades internacionais;

  • participar de discussões e fóruns internacionais;

  • fazer cursos online em inglês para incrementar seu currículo;

  • comunicar-se com os parceiros internacionais de sua empresa sem ter que recorrer à sites de tradução automática.

Enfim, você terá mais condições de entender o que está acontecendo no panorama global e ainda manifestar-se sobre isso.

Desse modo, se você é capaz de fazer tudo o que foi descrito acima, você automaticamente possui uma grande vantagem em relação a pessoas que não têm essa habilidade.

Você está à frente da informação, das novidades e inovações.

Você consegue ter um entendimento sobre os mais relevantes acontecimentos mundiais.

Obviamente, os benefícios profissionais provenientes desse conhecimento são infinitos, uma vez que o mercado é cada vez mais global, exigindo sua compreensão a níveis mais complexos.

Aprender Inglês traz Crescimento Profissional e Potencial Expansão de Negócios

Empresas que possuem funcionários fluentes em inglês têm muito mais chances e oportunidades de fechar parcerias internacionais, possibilitando crescimento e expansão de negócios.

Com um mercado nacional em crise, essa habilidade se torna primordial, e esse é o motivo pelo qual as organizações têm requisitado profissionais com, no mínimo, inglês instrumental voltado para negócios, mas de preferência, fluentes.

Além disso, profissionais bilíngues podem ter um ganho salarial acima de 50% com relação aos que não falam um segundo idioma.

Caso você tenha inglês técnico voltado para sua área, essa diferença pode ser ainda maior.

Dessa forma, se você deseja obter uma boa colocação no mercado de trabalho e continuar se desenvolvendo e crescendo profissionalmente, não tenha dúvidas de que precisará dominar o inglês e aperfeiçoar-se constantemente para não ficar para trás.

Recomendamos a leitura do artigo: Dicas para aprender inglês rapidamente.

Fale inglês e tenha oportunidades no Exterior

Devido à crise interna que tem assolado o Brasil, muitas pessoas estão partindo para outros países a fim de obter melhores condições de vida. Canadá, Estados Unidos e Reino Unido são alguns dos destinos escolhidos por brasileiros para começar uma nova vida.

Muitos chegam lá sem falar inglês e precisam fazer cursos ou se empenhar, com muita dificuldade, para falar o idioma no dia a dia.

Assim sendo, imagine se você já tivesse uma boa base de inglês?

english_desktop_728x90Powered by Rock Convert

Seria muito mais fácil passar por esse processo, tão traumático para os que chegam lá sem conseguir se comunicar.

Além disso, muitas empresas internacionais com filiais no Brasil também promovem intercâmbios, transferindo seus funcionários para sedes no exterior esporadicamente e, na maioria das vezes, sai na frente quem já possui domínio do inglês padrão e técnico.  

Dessa forma, se você deseja abrir ainda mais seu leque de oportunidades profissionais e se você deseja ter experiências profissionais (ou mesmo acadêmicas) fora do Brasil, comece a investir e se dedicar aos estudos da língua inglesa agora mesmo.

Outra grande vantagem em saber inglês é que existem muitas oportunidades de bolsa de estudos.

Saber inglês é ter acesso à comunicação universal

Nos dias de hoje o mundo todo, praticamente, se comunica em inglês. Ele está presente em nossas vidas, em todas as esferas.

Surpreendentemente somos bombardeados por mensagens nesse idioma diariamente, em todos os meios de comunicação.

No Brasil, uma pesquisa constatou que menos de 3% da população possui fluência em inglês. Esse é um dado alarmante, pois demonstra que estamos perdendo muitas oportunidades profissionais, acadêmicas e pessoais.

No entanto, apesar de termos despertado tardiamente, estamos começando a ver mudanças gradativas nesse quadro, com um aumento da conscientização da população quanto à importância do idioma.

Idioma Globalizado

No entanto, é certo que ainda temos um longo caminho pela frente.

O mercado continuará cada vez mais globalizado e os falantes de inglês continuarão tendo mais e mais vantagens, obtendo maior destaque profissional em relação aos que se limitam a dominar seu idioma nativo, exclusivamente.

Portanto, se você deseja entender o universo que o cerca e garantir melhores oportunidades de vida para você e sua família, comece agora mesmo a investir no aprendizado desse idioma que lhe abrirá tantas portas.

Pense nisso como um investimento a longo prazo, não como uma obrigação. Pense em onde você poderá estar em cinco anos se continuar se dedicando.

Finalmente, não adie mais. Comece a estudar inglês com afinco agora mesmo. Rumo ao topo!

Compartilhe nosso artigo nas redes sociais e até o próximo artigo.

BAbbelPowered by Rock Convert

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.